domingo, 30 de novembro de 2008

Faz amanhã 368 anos!

.
Faz amanhã, 368 anos desse dia de boa memória: 1 de Dezembro de 1640. Quarenta nobres portugueses dirigem-se ao Paço de Lisboa. Prendem a Duquesa de Mântua (Vice-Rainha de Portugal) e atiram o traidor Miguel de Vasconselos da janela para ser morto pela populaça. D. João IV é aclamado Rei de Portugal!
c
O momento não podia ser melhor. A toda poderosa Espanha que tinha dominado a europa e o mundo durante cerca de um século estava debilitata. A guerra dos 30 Anos grassava, a França e a Inglaterra demonstravam estar a altura do autêntico continente governado pela Espanha (que incluia parte dos Paises Baixos, possessões em Italia e o todo poderoso Sacro-Império Romano-Germanico. A revolta da Catalunha pela sua própria independencia ajudava a dispersão das tropas de Filipe IV de Espanha (quem sabe se a revolta tivesse sido primeiro em Portugal, não seria agora a Catalhunha independente e nos colonizados?)
Portugal começa as preparações, éditos reais convocam e reorganizam o país para lutar pela sua independência! Diplomatas seguem para Roma, Inglaterra, Suécia, etc. procurando o reconhecimento e apoio internacional! No entanto esse apoio foi muitas vezes apenas nominal...com a guerra a estender-se ao que restava das nossas colónias..que se encontrava a saque por Franceses e Holandeses a quase 60 anos...
Mas Portugal teve de valer-se por ele próprio! 28 anos de guerra e de vitórias portuguesas levariam a Espanha a reconhecer o nosso direito a Independência!
Batalhas como Montes Claros ou Linhas de Elvas (onde o grande D. António Luis de Meneses se distingiu como brilhante General) ficaram para sempre no imaginário dos portugueses!
A geração de D.João IV foi para mim a ultima grande geração da Nobreza e Povo português.. a geração que haveria de criar as bases para que D. António Luis de Sousa, Marques de Minas entrasse no dia 28 de Junho de 1706 na cidade de Madrid, mostrando ao mundo a capacidade que ainda existia no Portugal de D. Afonso Henriques, Nuno Alvares Pereira e Infante D. Henrique!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Remember those who gave their lifes....


"But gen Lee, sir' I have No division."

General George Pickett - 3 July, 1863

domingo, 16 de novembro de 2008

Look there! The Future is arriving!


"Things that are done, it is needless to speak about...things that are past, it is needless to blame."

Confucius

sábado, 15 de novembro de 2008

Poema nº1

Não sou grande especialista em Poesia, mas existem poemas que tocam a alma!

Aqui fica um desses eleitos:


"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!"


Florbela Espanca

Cidade nº3


Volto hoje às cidades da minha vida!

Saindo de Lisboa cruzando a ponte Vasco da Gama, segue-se para o interior, ultrapassa-se Coruche, a seguir Mora e avistamos Ponte de Sôr! Entre a leziria ribatejana e a planicie do baixo alentejo existe uma outra "planicie"..

Com metade da familia "deste alentejo", desde muito novo que tenho ligação a esta zona!

Muitas vezes referida como detendo a melhor cortiça de Portugal (que é o país da melhor cortiça no mundo), terra de Sobreiros e de agricultura, Ponte de Sôr soube torna-se um dos centros da industria corticeira nacional (o grupo Amorim tem uma unidade em Ponte de Sôr).

Mas Ponte de Sôr é muito mais do que isso, é a prova viva de como um pequeno entreposto (a ponte sob o rio Sôr) consegui tornar-se uma das mais pujantes e desenvolvidas cidades do Alentejo...contando hoje em dia com 11 mil habitantes!!!

Sem grande história para contar, prova do seu desenvolvimento recente, é no entanto um local com uma gastronomia muito boa (recomendo o Restaurante Olivença), uma população jovem e dinâmica!

Primeira noite de Inverno!


Hoje é a minha primeira noite de inverno....junto à lareira:)

Não podia deixar de assinalar este momento. Alias estou a escrever este post no meu local reservado junto à lareira.

Logo haverá torradinha e castanhas assadas na lareira...como nos velhos tempos!

Bom inverno para todos voces!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dia-a-dia!


Hoje o tema é completamente diferente. Muitos de voces sabem que trabalho na PT, mas afinal o que é mesmo o me trabalho? Como ocupo o dia a dia na PT? Como vim cá parar?

Um dia há quase 3 anos estava eu na universidade quando alguem me disse que a PT vinha apresentar um tal de "Programa Trainees" na reitoria...e eu lá fui...

Nesse dia tomei uma decisão, farto de desenvolvimento, farto de investigação....iria conhecer o outro lado, o lado de quem utiliza todo esse desenvolvimento e investigação: um operador de telecomunicações.

Após passar todas as etapas de selecção, um dia no mês de Julho de 2006 recebo uma chamada a convidarem-me para a PT e a acenar-me com um lugar num tal de Departamento de Estratégia de Rede, qualquer coisa relacionado com FTTH...para ser sincero, tive que ir ao google para saber o que era o FTTH lol....mal eu sabia o que iria mudar a minha vida! De qualquer forma aceitei de imediato, afinal era o convite que tanto esperava!

Lá vim eu para Lisboa!

Mas afinal o que faz um puto num Departamento de Estratégia de um Operador de Telecomunicações?!

Deixo-vos o meu dia normal:

-9:30: Entrada em Picoas rumo ao 8º piso!

- 9:45: Ver e-mail, preparar algum detalhe final para alguma reunião que se inicia as 10h.

- 10:00: Reunião: Fornecedores, interno à PT devido a algum projecto em curso, ponto de situação de algum projecto macro, etc.; Em alternativa, pontualmente saio para o terreno, acompanhar e coordenar instalações, ver no local os problemas, julgo que é fundamental, tento pelo menos uma vez por mês ir com técnicos para o terreno...uma fonte de aprendizagem enorme...que nos serve pintar lindas estratégias se não têm aplicação no terreno? de que serve optmizações se não levam em linha de conta os problemas que no terreno são sentidos?

- 12:00: Voltar ao local de trabalho, existem analises por fazer (tipicamente excel), mails para enviar e responder, apresentações que têm de ser feitas (uma pessoa perde metade do tempo a fazer powerpoints) e acima de tudo pensar...afinal é para pensar na rede que nos pagam!

- 12:30: Almoço - com colegas de departamento ou em alternativa colegas trainees...trainee uma vez, trainee sempre:P

- 13:30: De volta ao trabalho, mais análises, o telefone toca, a seguir o telemovel...conversa com colegas de departamento sobre situações que é necessário analisar, qual o melhor caminho, como podemos optimizar, como podemos gerir o processo e garantir que as ideias vão a bom porto...

-17:00: Gosto sempre de a meio da tarde parar para lanchar. Tem duas vantagens: poder fazer uma pausa e alimentar-me, mas acima de tudo permite o contacto humano, tento sempre convidar alguem para lanchar, porque é muito importante que as divergências profissionais fiquem nesse campo, e ao nivel pessoal a convergência seja total - para o bem de todos e da empresa!

17:30: Voltar ao trabalho, aos powerpoints, as reuniões, às análises!

19:30/20:30: Por volta desta hora saio, apanhar o metro e ir para casa jantar sozinho ou com amigos! Amanhã é outro dia!

P.S.: para evitarem ir ao Google: FTTH: Fiber to the Home - fazer chegar a fibra óptica a casa de cada um de nós:P

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

60 years later!


"If a man does his best, what else is there?"

General George Patton Jr