sábado, 28 de fevereiro de 2009

Caminhando pela Europa!

O tema de hoje é o Velho Continente!.

O conceito de Europa tal como o nós conhecemos nasceu da cultura greco-latina. O Império nascido nas colinas do rio Tibre que haveria de se estender e cercar o então Mar Nostrum fundou um conceito...a Europa enquanto entidade cultural e social!.

1500 anos depois do ultimo Imperador Romano do Ocidente ter sucumbido perante o avanço barbaro (O Império Romano do Oriente duraria ainda quase 1000 anos...para cair perante o inexoravel avanço Turco...) o conceito manteve-se!.

Durante estes 1500 anos muitos foram os impérios e governantes que tentaram reevidicar para si o papel de lider da Europa (lembro Carlos Magno, Frederico Barbarossa, Filipe II, Napoleão, etc.).

Por estes 2500 anos de história...desde que um povo fundou a Grecia e inventou a democracia, o continente europeu foi o local de historias e Estórias, de avanços e recuos da civilização humana...mas uma coisa é certa, foi O Palco do Mundo..

Desta história...nasceu a Europa que conhecemos!.

Muitos de voces sabem o patriotismo que me move (ia dizer nacionalismo...mas nos dias que corre seria logo mal interpretado..um dia farei um post sobre a diferença), no entanto sinto-me cada vez mais em casa quando estou lá fora em qualquer país europeu. É como se um sentimento de uma segunda casa mais ampla que envolve a primeira - O Rectângulo à Beira Mar Plantado!.

Pouco a pouco estou a conhecer a Europa, deixo apenas um pequeno comentário sobre cada país que visitei:

- Espanha: começo logo por não comentar:P.

- França: Apenas conheci Paris, fiquei impressionado..mas a França de hoje já não é a lider cultural de outros tempos...a imigração excessiva está a tornar prisioneiro o Governo dentro dele proprio;.

- Italia: Deslumbrante, o espirito da população muito latino e para o desenrasca..mas com um nível muito elevado...herdeiros de um patrimonio arquitectonico e cultural sem par no mundo, torna a Italia um local a revisitar e revisitar...

.
- Inglaterra: Apenas conheci Londres e apenas durante um dia, gostei especialmente perceber "in loco" do "English way of living", 5 estrelas na organização e simpatia da população..uma das grandes capitais do mundo!

- Austria: Estive em Viena, muito turistico...existe algo de genuino ainda..mas terão que proteger muito bem. Povo muito frio..

- Hungria: Budapeste!!! Uma das cidades que mais gostei de sempre na Europa! Um povo acolhedor, um espirito invejavel! A revisitar!.

- Eslováquia: Um pais muito pequeno com uma capital igualmente pequena mas acolhedora:).

-Republica Checa: Muita gente adora Praga...eu simplesmente achei que tem demasiados turistas...é impossivel conhecer a Praga dos Checos....

-Croacia: Apenas conheci parte da Dalmacia, uma zona linda e deslumbrante..com o Mar Adriatico a banhar. Sitio de eleição para uma semana de descanço:).

-Bosnia: O principio do Oriente, a mistura de culturas impressionou-me...fiquei deslumbrado...voltarei para visitar Sarajevo um dia....

-Montenegro: Um pequeno e recente páis...vive do turismo:P

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Nuno Alvares Pereira, Condestável do Reino

.
Ontem recebi uma notica que me fez sorrir! Nuno Alvares Pereira, fígura impar e exemplar da História de Portugal será canonizado em Roma no proximo dia 26 de Abril.
.
Nuno Alvares Pereira (cujo nome foi dado ao Liceu que frequentei (Liceu Nuno Alvares Pereira em Castelo Branco), aliado da primeira hora de D.João I, Mestre de Avis foi um dos principais responsaveis pela vitoria portuguesa na crise de 1383-85.
.
Ainda foi até Ceuta, marcando com a sua prória espada o que seria o primeiro passo dos Descobrimentos e Império Português.

.
Feito Condestavel, Conde de Barcelos, Ourem e Arraiolos, deixou tudo em nome da Fé tornando-se Carmelita entrando para o Convento do Carmo (fundado por ele próprio).
.
Deixo aqui alguns links:
.
http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=24606 - Nota da Presidência da Republica sobre a notícia.
.
http://www.ordemdocarmo.pt/ - Ordem a qual pertenceu Nuno Alvares Pereira

P.S.: Nasceu no dia 24 de Julho, coincidiência?:)

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Livro nº 6

.
Hoje domingo, volto ao tema dos livros.
.
No Natal passado ofereceram-me a "Cronica de Travnic" de Ivo Andric.
.
Ontem depois de um jantar com amigos terminei a leitura do livro.
.
Ivo Andric (Prémio Nobel da literatura em 1961) escreve sobre a Bosnia do século XIX e todos os conflictos politico-religiosos-espirituais que esta zona de fronteira entre o Oriente e o Ocidente foi sempre tão fertil.
.
A Cronica em causa relata a experiência de um Consul Francês enviado para o meio da Bosnia durante as Guerras Napoleonicas. Enquadrando a sua experiência na vida da pequena aldeia, os seus conflictos interiores e o seu genuino desejo de manter os seus valores e principios num meio hostil.
.
Recomendo a leitura, a mim convenceu-me e avancei para o "Patio Maldito" do mesmo autor!
.
.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Conversando ao Almoço...

.
Esta semana, durante um almoço com um colega de trabalho no Sessenta (um restaurante do qual um dia ainda farei um post dedicado) a conversa foi parar aos valores que vigoram no mundo actual.
.
Dois mil anos de Cristianismo conseguiram que no Ocidente a esmagadora maioria dos homens e mulheres tivessem uma conduta genuinamente boa entre eles, conseguindo actos de verdadeiro altruismo serem comuns.
.
No entanto, existe um longo caminho a percorrer...se é verdade que entre nós conseguimos esse patamar invejavel, quando somos parte de uma entidade mais abstracta como uma empresa ou um país...vivemos na mais pura das barbaries..
.
Os paises e as empresas ainda se tratam uns aos outros como inimicos declarados...em que o objectivo é sempre tirar beneficio do que de mal aconteceu aos outros...
.
A história está cheia de casos que demonstram e provam que essa é a atitude errada...
.
Ainda não conseguimos perceber que nesse mundo, as nações e as empresas podem progredir lado lado em colaboração em vez de frente-a-frente..
.
É dever de cada um de nós levantar-se e tomar posição para que o objectivo e o lucro facil seja posto de lado pelos que têm sobre os seus ombros a responsabilidade máxima de nos liderar no progresso!
.
A conversa desse almoço fez me lembrar uma citação que aqui deixo e me marca muito:
.
“Evil prevails when good men do nothing”
.
Edmund Burke

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Restaurante nº2 - Por terras da Raia...

Uma noite de Inverno...21 horas...percorro os vinte e poucos quilometros que separam a minha terra natal da capital da Raia...a Vila de Idanha-a-Nova!
.
Terra de tradições ancestrais que inclui aldeias que preenchem o nosso imaginário...Penha Garcia, Monsanto, Idanha-a-Velha e tantas outras que noutros tempos tiveram uma importância muito diferente do que representam agora ... num concelho desertificado e parado no tempo ... não obstante os esforços depreendidos pelo poder local há largos anos.
.
Vou em busca de um casal amigo que há largos meses não revejo...dos tempos de Universidade em Aveiro. Um jantar entre amigos...somos 8 ao todo (so conhecia dois mas o espirito portugues vem ao de cima e a conversa flui facilmente entre todos), a mesa está marcada no Helana.
.
Este restaurante trata-se, na minha opinião, de um dos locais de eleição de todo o Distrito de Castelo Branco. Bem no centro da terra combina modernidade com tradição numa simbiose quase perfeita.
.
Conheço o restaurante há varios anos, confesso que a algum tempo fiquei um pouco desiludido...mas o jantar de ontem voltou-me a convencer de que se trata sem duvida de um local com um toque muito especial e que merece ser revisitado vezes sem fim.
..
Deixo algumas sugestões: Tiborna de Bacalhau, Bacalhau no Papelote, Arroz de Cabidela, Espetada de Frutas com Leite Creme e Tarte de Chocolate com Molho de Frutos Silvestres.
.
Preço médio: 15 a 20€ por pessoa.
.
Telefone: 277201095
.