sábado, 13 de setembro de 2008

Doce Regional nº4 Um outro Alentejo

.
Alentejo é para muitos portugueses sinónimo de planicie...
.
Mas existe um outro Alentejo.... onde a planicie termina e a serra começa ergue-se a cidade de Portalegre!
.
Terra de tradições, sede "vere" da diocese de Portalegre-Castelo Branco, e ainda hoje um local tradicional...uma capital de distrito com pouco mais de 15 mil almas!
.
Conheci este doce regional à dois ou três anos numa pequana loja em Ponte de Sôr intitulada "Alentejanisses". Este pequeno altar às pequenas coisas que diferenciam o Norte do Alentejo é sem dúvida um local de eleição e paragem obrigatória a quem passe em Ponte de Sôr..basta perguntar onde é e qualquer pessoa indicará..
.
Mas voltando ao doce propriamente dito, trata-se de um rebuçado bastante doce, mas ideal para um pós-refeição. De sabor muito forte, o sabor a ovos moles vem de alguma forma ao de cima com naturalidade.
.
Não é barato, um rebuçado custa mais de um euro. Mas um rebuçado satisfaz o feliz contemplado! E felizmente pode-se encontrar em qualquer loja Gourmet de Lisboa!
.
A única produtora que conheço é a "Fabrica dos Rebuçados de Portalegre", espero que não venha a ser fechada por nenhuma ASAE num zelo absurdo..
.
Como sempre, deixo a receita para os mais aventureiros:)
.
Receita:
.
Primeiro juntam-se as gemas de ovo e o açúcar. Com a mistura fazem-se pequenas bolas que se envolvem em açúcar em pó. Prepara-se uma calda de açúcar até atingir o ponto de rebuçado e mergulham-se nela as bolas, até que o preparado arrefeça. Depois embrulham-se em papel de seda.

Sem comentários: