domingo, 7 de setembro de 2008

Doce Regional nº 2 e 3 - Por Terras do Mondego...

Considero-me uma pessoa de sorte.
.
Toda a vida tive algo que me protegeu e me levou a locais misticos do nosso país, fazendo-me sentir algo cá dentro que me transcende!
.
Durante a minha infância, muitos momentos ficaram marcados como pura felicidade. Alguns deles foram em Coimbra...
.
Coimbra para a maior parte dos Portugueses é sinónimo de Estudantes e Universidade, não o é para mim. De Coimbra na minha alma fica a cidade antiga, a cidade do Rio, a cidade que chegou a ser "capital" dos primórdios do Reino de Portugal. Fica-me a imagem da Sé Velha, das ruas da Baixa, dos vendedores de castanhas...e dos pasteis de Tentugal.
.
Quantas vezes de passagem ou apenas a acompanhar os meus pais que se deslocavam à universidade percorri aquelas ruas pequenas à procura de uma pastelaria que me revelasse as maravilhas desta região.
.
Nessas deambulações ficam-me na memória as duas caixas que sempre comprava numa qualquer das muito míticas pastelarias de Coimbra: Pasteis de Tentugal e Pasteis de Santa Clara!
.
Ah que saudades (que sentimento tão Português...) de me sentar na baixa de Coimbra e que mais pedir? Se não um pastel de Tentugal ou Santa Clara?
Mais uma recomendação: Peguem num livro, sentem-se na baixa de Coimbra, um pastel de Tentugal à vossa frente..e a tarde está feita :)
.
A todos os que estuda(m/ram) em Coimbra, sei que para voces Coimbra é muito mais (como Aveiro o é para mim), mas Coimbra é tambem isto, a cidade que existiu e existi sem Universidade!
.
Um abraço a todos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Chegas a ser guloso! Mas convenhamos que estes doces tradicionais são, de facto, um património gastronómico ímpar e uma grande tentação. Não fosse o colesterol e o risco de diabetes!...