quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dia-a-dia!


Hoje o tema é completamente diferente. Muitos de voces sabem que trabalho na PT, mas afinal o que é mesmo o me trabalho? Como ocupo o dia a dia na PT? Como vim cá parar?

Um dia há quase 3 anos estava eu na universidade quando alguem me disse que a PT vinha apresentar um tal de "Programa Trainees" na reitoria...e eu lá fui...

Nesse dia tomei uma decisão, farto de desenvolvimento, farto de investigação....iria conhecer o outro lado, o lado de quem utiliza todo esse desenvolvimento e investigação: um operador de telecomunicações.

Após passar todas as etapas de selecção, um dia no mês de Julho de 2006 recebo uma chamada a convidarem-me para a PT e a acenar-me com um lugar num tal de Departamento de Estratégia de Rede, qualquer coisa relacionado com FTTH...para ser sincero, tive que ir ao google para saber o que era o FTTH lol....mal eu sabia o que iria mudar a minha vida! De qualquer forma aceitei de imediato, afinal era o convite que tanto esperava!

Lá vim eu para Lisboa!

Mas afinal o que faz um puto num Departamento de Estratégia de um Operador de Telecomunicações?!

Deixo-vos o meu dia normal:

-9:30: Entrada em Picoas rumo ao 8º piso!

- 9:45: Ver e-mail, preparar algum detalhe final para alguma reunião que se inicia as 10h.

- 10:00: Reunião: Fornecedores, interno à PT devido a algum projecto em curso, ponto de situação de algum projecto macro, etc.; Em alternativa, pontualmente saio para o terreno, acompanhar e coordenar instalações, ver no local os problemas, julgo que é fundamental, tento pelo menos uma vez por mês ir com técnicos para o terreno...uma fonte de aprendizagem enorme...que nos serve pintar lindas estratégias se não têm aplicação no terreno? de que serve optmizações se não levam em linha de conta os problemas que no terreno são sentidos?

- 12:00: Voltar ao local de trabalho, existem analises por fazer (tipicamente excel), mails para enviar e responder, apresentações que têm de ser feitas (uma pessoa perde metade do tempo a fazer powerpoints) e acima de tudo pensar...afinal é para pensar na rede que nos pagam!

- 12:30: Almoço - com colegas de departamento ou em alternativa colegas trainees...trainee uma vez, trainee sempre:P

- 13:30: De volta ao trabalho, mais análises, o telefone toca, a seguir o telemovel...conversa com colegas de departamento sobre situações que é necessário analisar, qual o melhor caminho, como podemos optimizar, como podemos gerir o processo e garantir que as ideias vão a bom porto...

-17:00: Gosto sempre de a meio da tarde parar para lanchar. Tem duas vantagens: poder fazer uma pausa e alimentar-me, mas acima de tudo permite o contacto humano, tento sempre convidar alguem para lanchar, porque é muito importante que as divergências profissionais fiquem nesse campo, e ao nivel pessoal a convergência seja total - para o bem de todos e da empresa!

17:30: Voltar ao trabalho, aos powerpoints, as reuniões, às análises!

19:30/20:30: Por volta desta hora saio, apanhar o metro e ir para casa jantar sozinho ou com amigos! Amanhã é outro dia!

P.S.: para evitarem ir ao Google: FTTH: Fiber to the Home - fazer chegar a fibra óptica a casa de cada um de nós:P

1 comentário:

Teresa disse...

Bonito dia-a-dia, sim sr:P
Só para informar o sr engº que aqui o je também tem blog. Faça o favor de o publicitar no seu, que eu já o fiz no meu;)