domingo, 30 de novembro de 2008

Faz amanhã 368 anos!

.
Faz amanhã, 368 anos desse dia de boa memória: 1 de Dezembro de 1640. Quarenta nobres portugueses dirigem-se ao Paço de Lisboa. Prendem a Duquesa de Mântua (Vice-Rainha de Portugal) e atiram o traidor Miguel de Vasconselos da janela para ser morto pela populaça. D. João IV é aclamado Rei de Portugal!
c
O momento não podia ser melhor. A toda poderosa Espanha que tinha dominado a europa e o mundo durante cerca de um século estava debilitata. A guerra dos 30 Anos grassava, a França e a Inglaterra demonstravam estar a altura do autêntico continente governado pela Espanha (que incluia parte dos Paises Baixos, possessões em Italia e o todo poderoso Sacro-Império Romano-Germanico. A revolta da Catalunha pela sua própria independencia ajudava a dispersão das tropas de Filipe IV de Espanha (quem sabe se a revolta tivesse sido primeiro em Portugal, não seria agora a Catalhunha independente e nos colonizados?)
Portugal começa as preparações, éditos reais convocam e reorganizam o país para lutar pela sua independência! Diplomatas seguem para Roma, Inglaterra, Suécia, etc. procurando o reconhecimento e apoio internacional! No entanto esse apoio foi muitas vezes apenas nominal...com a guerra a estender-se ao que restava das nossas colónias..que se encontrava a saque por Franceses e Holandeses a quase 60 anos...
Mas Portugal teve de valer-se por ele próprio! 28 anos de guerra e de vitórias portuguesas levariam a Espanha a reconhecer o nosso direito a Independência!
Batalhas como Montes Claros ou Linhas de Elvas (onde o grande D. António Luis de Meneses se distingiu como brilhante General) ficaram para sempre no imaginário dos portugueses!
A geração de D.João IV foi para mim a ultima grande geração da Nobreza e Povo português.. a geração que haveria de criar as bases para que D. António Luis de Sousa, Marques de Minas entrasse no dia 28 de Junho de 1706 na cidade de Madrid, mostrando ao mundo a capacidade que ainda existia no Portugal de D. Afonso Henriques, Nuno Alvares Pereira e Infante D. Henrique!

1 comentário:

Bluebluesky disse...

Somos os maiores pá!!! Já dizia alguém que "lá para os lados da Lusitânia há um povo que não se governa nem se deixa governar!" Mai nada! ;)