sábado, 21 de março de 2009

Mirtilos & Company!

-
Nunca fui um apreciador de fruta (o ananas é uma excepção)...para ser sincero...como fruta raramente e quando o faço é por descargo de consciencia. Sinto que nos ultimos anos tenho evoluido em termos de paladares que aprecio...mas a fruta nunca conseguiu despertar em mim o menor interesse enquanto alimento.
.
Eis senão quando...um tipo de fruta começa a despertar o meu interesse..."Frutos Silvestres".
.
Problema: Não é facil encontrar...e quando se encontra...o preço é proibitivo para o dia-a-dia...
.
Solução: Iniciar plantações em larga escala na minha Terra Natal - A Provincia!!:)

Frutos Silvestres designam normalmente o grupo de frutas constituidas por:
.
- Mirtilos: Os mais apreciados (pelo menos por mim!) são fruto de um pequeno arbusto originário da Europa, são da familia da  Ericaceae;
.
- Amoras: Designação de frutos silvestres abrangente. Existem as tipicas Silvas (relembrando um verão no Geres....) e em arvores (quem não se lembra de ter bichos da seda e alimenta-lo com folhas de amoreira?). Podem vir em 3 cores: vermelho, preto e branco (pessoalmente prefiro as pretas).
.
- Framboesas: O arbusto que cresce a lembrar as Balsas (designação para um monte de silvas que tudo ocupa), é da familia das Rosaceae
.
- Groselha: Com um paladar muito acido, são da familia das euforbiáceas e existem em 2 cores: preto e vermelho; 

3 comentários:

Jibóia Cega disse...

Há muitas outras frutas que podes descobrir se não torceres o nariz cada vez que se fala em fruta. :o)

Groselhas pretas??
Há de certeza brancas e não mencionaste!

Anónimo disse...

Desculpa lá, mas uma boa taça de morangos (sem chantily) é fantástica. E se vierem acompanhados com um fio de chocalate derretido, hum...
Já agora porque não experimentares maracujás? São óptimos.
Ah, as cerejas... As minhas preferidas!! Ainda por cima vives bem perto das que são consideradas as melhores do país (Fundão).
Vá lá... uma tarde bem passada em Lisboa, à beira rio, numa amena cavaqueira, acompanhada de umas cerejas... Que dizes?

Quinta da Remolha disse...

A Quinta da Remolha produz mirtilos em Sever do Vouga, a quinta está aberta para receber pessoas interessadas em visitar as suas plantações, no site há um formulário para marcar visitas.

www.quintadaremolha.com