sábado, 28 de fevereiro de 2009

Caminhando pela Europa!

O tema de hoje é o Velho Continente!.

O conceito de Europa tal como o nós conhecemos nasceu da cultura greco-latina. O Império nascido nas colinas do rio Tibre que haveria de se estender e cercar o então Mar Nostrum fundou um conceito...a Europa enquanto entidade cultural e social!.

1500 anos depois do ultimo Imperador Romano do Ocidente ter sucumbido perante o avanço barbaro (O Império Romano do Oriente duraria ainda quase 1000 anos...para cair perante o inexoravel avanço Turco...) o conceito manteve-se!.

Durante estes 1500 anos muitos foram os impérios e governantes que tentaram reevidicar para si o papel de lider da Europa (lembro Carlos Magno, Frederico Barbarossa, Filipe II, Napoleão, etc.).

Por estes 2500 anos de história...desde que um povo fundou a Grecia e inventou a democracia, o continente europeu foi o local de historias e Estórias, de avanços e recuos da civilização humana...mas uma coisa é certa, foi O Palco do Mundo..

Desta história...nasceu a Europa que conhecemos!.

Muitos de voces sabem o patriotismo que me move (ia dizer nacionalismo...mas nos dias que corre seria logo mal interpretado..um dia farei um post sobre a diferença), no entanto sinto-me cada vez mais em casa quando estou lá fora em qualquer país europeu. É como se um sentimento de uma segunda casa mais ampla que envolve a primeira - O Rectângulo à Beira Mar Plantado!.

Pouco a pouco estou a conhecer a Europa, deixo apenas um pequeno comentário sobre cada país que visitei:

- Espanha: começo logo por não comentar:P.

- França: Apenas conheci Paris, fiquei impressionado..mas a França de hoje já não é a lider cultural de outros tempos...a imigração excessiva está a tornar prisioneiro o Governo dentro dele proprio;.

- Italia: Deslumbrante, o espirito da população muito latino e para o desenrasca..mas com um nível muito elevado...herdeiros de um patrimonio arquitectonico e cultural sem par no mundo, torna a Italia um local a revisitar e revisitar...

.
- Inglaterra: Apenas conheci Londres e apenas durante um dia, gostei especialmente perceber "in loco" do "English way of living", 5 estrelas na organização e simpatia da população..uma das grandes capitais do mundo!

- Austria: Estive em Viena, muito turistico...existe algo de genuino ainda..mas terão que proteger muito bem. Povo muito frio..

- Hungria: Budapeste!!! Uma das cidades que mais gostei de sempre na Europa! Um povo acolhedor, um espirito invejavel! A revisitar!.

- Eslováquia: Um pais muito pequeno com uma capital igualmente pequena mas acolhedora:).

-Republica Checa: Muita gente adora Praga...eu simplesmente achei que tem demasiados turistas...é impossivel conhecer a Praga dos Checos....

-Croacia: Apenas conheci parte da Dalmacia, uma zona linda e deslumbrante..com o Mar Adriatico a banhar. Sitio de eleição para uma semana de descanço:).

-Bosnia: O principio do Oriente, a mistura de culturas impressionou-me...fiquei deslumbrado...voltarei para visitar Sarajevo um dia....

-Montenegro: Um pequeno e recente páis...vive do turismo:P

3 comentários:

Jibóia Cega disse...

Este post perde todo o seu interesse sem um comentário teu a Espanha!!!

Anónimo disse...

Concordo com o comentario anterior...
Sem te alongares um bocadinho sobre "nuestros herma... oles!" nao tem metade da piada! Mas se formos a ver bem as coisas, isso dava era um blog, nao um pequeno post :P

Bluebluesky disse...

Eu visitei alguns países em comum e outros diferentes dos teus, mas há aí algumas coisas com as quais eu não concordo num par deles ;)
Viva a Europa!