Vivemos os ultimos dias da Quaresma...
A observância dos 40 dias que se iniciam na Quarta-Feira de Cinzas intensificam-se nesta semana, quando a Sexta-Feira Santa se aproxima.
Existem diversas experiências da Pascoa ... aqui fica a minha.
Inicio:
A minha Pascoa começa no Domingo de Ramos (8 dias antes), na minha terra natal, provincia a dentro numa pequena Capela no centro de uma aldeia com 700 anos de história as pessoas

reuniem-se por volta das 10.30 para a oração...meia hora depois em procissão percorrem-se as escassas centenas de metros que separam o pequeno templo da Igreja Matriz de São Silvestre. Em seguida celebra-se a Santa Missa onde a leitura da Paixão de Cristo é o momento central.
O tradicional almoço de Domingo em familia segue-se...
Quinta Feira:
Percorro as duas centenas de quilometros de Lisboa à Terra Natal, por volta das 6 e 30 começam as celebrações...em tempos com a cerimonia de lava pés ... nos dias de hoje bem mais simplificadas...
Sexta Feira Santa:
Nove e trinta da noite....uma procissão de velas enche as ruas de pedra gasta...no centro uma imagem...é o enterro de Cristo....mulheres e homens entoam ladainhas tristes...à frente uma matraca anuncia o cortejo....
Sabado de Aleluia:
Dez e trinta da noite...um templo vazio e sem luz...apenas um braseiro arde à entrada...a população junta-se no adro ... a nova luz é abençoada...pouco a pouco espalha-se de vela em vela...é a Luz da Ressureição...uma nova vida começa...termina a quaresma...Inicia-se um novo tempo!
Domingo de Pascoa:
Dez da manha, o sol aquece o coração...uma sombra no adro da igreja representa o momento...um crucifixo iluminado pela força de Deus...o Santissimo sai a rua protegido por um Palio Dourado...canções de alegria são entoadas...é o Dia esperado!
Familias reunem-se após a celebração, o almoço de familia segue-se...iguarias foram preparadas! Um novo tempo se anuncia! Aleluia são entoados!
Sem comentários:
Enviar um comentário