quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Castelo da Lousa


Tenho por habito ouvir sempre que possível os excelentes programas da TSF que cobrem temas específicos da cultura e sociedade portuguesa. Hoje de manhã ia no carro a ouvir o programa "Encontros com o Património" em que analisavam o impacto da barragem do Alqueva na património edificado no Baixo Alentejo.

Falavam sobre diversas intervenções que fizeram para salvaguardar o património, mas o mais interessante foi o Castelo da Lousa.

O Castelo da Lousa é uma pequena fortificação em xisto edificada pelo Império Romano. Com a construção da albufeira a zona seria inundada. Com o objectivo de proteger este pequeno castelo, foi construído um sacrografo a sua volta em cimento e sacos de areia para o proteger e transmiti-lo às gerações vindouras.

A abordagem dos arqueólogos é muito interessante. Num cenário em que o interesse económico da exploração da albufeira se sobrepõem a questões culturais, o património é protegido e garante-se às gerações vindouras o poder de decisão sobre qual interesse deve prevalecer em cada momento de acordo com a sua realidade. Provavelmente este cenário já se repetiu em mais locais, mas para mim era totalmente desconhecido.

Sem comentários: