quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Contributo de um colega e amigo!


A União das Republicas Socialistas Soviéticas, pela distância temporal a que as novas gerações se colocam, geraram sempre nelas um misticismo especial. Deixando de lado toda a historia de crimes contra a humanidade que de alguma forma marcaram estas experiências politicas, fica o que alguém alguma vez disse ser o melhor do comunismo: as anedotas!

Há qualquer coisa na Santa-Mãe Rússia, como os russos se referem a sua terra natal, que ultrapassa o simples nacionalismo, uma ligação à terra que apenas os grandes génios russos da literatura (como Tchekov) e da música (como Tchaikovsky) souberam traduzir nas suas artes.

Desse humor e dessa ligação, utilizados em tantas circunstancias, relembro uma publicidade que esteve em alta a vários anos, e que utilizava este conceito para seu proveito. Voltava aos tempos da revolução bolchevique de 1917 e dava-lhe um toque especial:


Ainda hoje, tenho um amigo que sempre que me encontra, recita as estrofes a par comigo antes de nos cumprimentarmos!

Eis senão quando, hoje outro colega me envia esta preciosa contribuição:













Ora vejam o site: um achado de uma vida!!!! Digam o que disserem, estas musicas dão ou não dão vontade de pegar em armas e marchar? Todo o génio humano de uma vasta nação colocado ao serviço de uma ideologia...

P.S.: é pena os textos estarem em russo...imagem as pérolas que se escondem...

Sem comentários: