domingo, 31 de agosto de 2008

Doce Regional nº 1 - Por terras do Ribatejo

.
A origem deste post prende-se com o compromisso familiar que ontem me tomou todo o dia de ontem.
.
Desloquei-me eu até terra de Abrantes para assistir a um baptizado, daqueles do estilo corta-fitas que infelizmente vão proliferando por ai...o Padre de ocasião (das paroquias de S.Vicente e S.Paulo em Abrantes) bem tentou incutir alguma razão na mente dos pais e padrinhos...mas entrou a 100 e saiu a 200 km/h como mais tarde em conversa me apercebi..., bem resumindo: tive que ir para manter as boas relações familiares apenas...
.
Mas voltemos ao cerne da questão, fui até Abrantes para assistir ao oficio religioso...em seguida deslocamo-nos até ao Sardoal para o comes e bebes (sim Sardoal, ainda estou para saber o porque do Sardoal, aquele fim de mundo (ainda consegue ser mais pequeno que Vila de Rei!!). Ora depois de um almoço fraquinho para tal ocasião, tive aquele tempo entre o almoço e o copo de água onde nada acontece...que ideia surgiu na minha mente? Fazer os 15 km até Abrantes à procura de melhores sabores!
.
.
Cheguei ao centro de Abrantes, comprei o Jornal do dia e dirigi-me em marcha de urgência até à pastelaria mais perto acompanhado pelo meu Pai. Ao sentar o meu pai, na sua tipica constatação que adquiriu depois de palmilhar muitas gelatarias e pastelarias comigo apenas me disse: "para mim é o que tiver bom para ti". Ora que mais pedir naquelas circunstâncias (onde a fome não era intensa, pois nesse caso a tigelada de Abrantes teria sido uma opção), pedi a dupla maravilha: Um sumo de laranja natural com gelo e uma PALHA DE ABRANTES!!
.
.
La veio o repasto: se é verdade que o sumo não tinha a necessária espuma, a palha estava ligeiramente torrada como mandam as regras deste doce próprio para Deuses.
.
A origem da Palha de Abrantes, tanto quanto sei vem de um dos Conventos do século XV em Abrantes (e ainda me vêm dizer que as ordens religiosas são a causa do atraso peninsular...eu admira-me profundamente!) Este doce nesta cidade, prova bem a importância da mesma, a sua história e o seu papel durante inúmeros séculos no Ribatejo. São cidades como Abrantes, Covilhã, Chaves, Elvas, etc, que podem e devem potênciar o desenvolvimento do interior...cada vez mais centrado apenas nas capitais de distrito...que os nosso governantes olhem para elas....
.
Deixo a receita:
.
Com 250 gr. de açúcar e 6 gemas prepare os fios de ovos, deixe ferver a calda que ficou dos fios de ovos até fazer ponto de cabelo, deixe arrefecer um pouco. Junte 6 gemas e 2 claras previamente misturadas. Leve o preparado ao lume para cozer até fazer estrada, adicione uma colher de sopa de canela. Coloque o doce em coroa num prato de vidro redondo, por cima disponha os fios de ovos que deverão ficar soltos e fofos como palha.
. .
Embora sendo muito saboroso em qualquer ponto do país, tal como outros doces, recomendo que seja consumido no centro de Abrantes, onde a misticismo acentua o seu agradavel paladar!

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora caro colega... Isso de doçaria conventual é de facto um património cultural Nacional que nunca poderá ser posto em causa :D

Mas a receita da palha de Abrantes... Já te aventuraste na cozinha?

Anónimo disse...

Por acaso conheço Abrantes, Sardoal e Vila de Rei... E não tenho dúvidas sobre Sardoal ser a mais bonita das três localidades. E é maior do que Vila de Rei também...

Daniel disse...

Não o Sardoal é bem mais pequeno...

Vila de Rei: 3 354 Habitantes
Sardoal: 2 300 Habitantes

(refiro-me a localidade apenas, e não ao concelho)

Anónimo disse...

Ai Sr. Engenheiro, que falta de "chá"! Então é convidado para uma festa de família e reclama do repasto? Para a próxima não o convidam!

Anónimo disse...

Daniel, de facto o Sardoal é mais pequeno. Mas está a comparar o número de habitantes da vila do Sardoal com o número de habitantes do concelho de Vila de Rei. Os dados correctos são:

Sardoal (Vila): 2300
Vila de Rei (Vila): 2500

Sardoal (Concelho): 4104
Vila de Rei (Concelho): 3354

Abraço.