quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fátima....


Todos os anos na noite de 12 de Maio, centenas de milhares de pessoas juntam-se em Fátima...algumas fizeram centenas de kms a pé...

Um pouco por todo o país a cena repete-se...Imagens saem à rua...pessoas congregam-se...rezam o terço...

Mas afinal o que é Fátima? Porque esta devoção?

Sendo um católico céptico das Aparições em Fátima (sei que alguns praticamente exigirão a minha excomunhão depois desta afirmação) impressiona e toca-me esta mobilização humana.

Não sendo um homem de multidões no sentido da Fé...na medida em que a Fé para mim é vivida interiormente, a expressão pública destas realidades assume duas dimensões diferentes.

A expressão pública da Fé assume-se como a aplicação da mensagem do Evangelho no nosso dia a dia. Se por um lado a Fé baseia-se no acreditar, a expressão pública permite implementar o que é o conteudo da mensagem de Cristo enquanto pedra basilar do nosso projecto de homens e mulheres do mundo.

A segunda dimensão que, na minha opinião, assume a demonstração publica de Fé, assenta na consciencialização de nós proprios enquanto seres humanos com potencialidades e fraquezas. Este reconhecimento em nós próprios permite, conhecendo-nos a nós proprios e testando a nossa matriz Cristã, um reforço da nossa capacidade enquanto cidadãos do munto e membros activos e empenhados numa sociedade em plena crise de valores.

Mas Fátima é mais do que isso...se a demonstracção desta semana revelou o fenómeno Fátima bem vivo , Fátima é um local a que qualquer Católico não fica indiferente..a Fé de um povo representada num Santuário toca-me fundo...

Para mim Fátima representa-se num momento...  um Domingo, noite já alta...com a chuva a lembrar que o Inverno se mostra a si próprio ....perante um Santuário vazio...

Fica a promessa a mim próprio de um 12 de Maio diferente...

Sem comentários: