domingo, 3 de maio de 2009

Pomadas nº 5 e 6 - Alentejo....


Sei que começam a pensar que nada mais faço do que andar pelo país fora a tornar-me um bebado, mas há assuntos que é importante divulgar! E aqui ficam mais duas pomadas:)

Por terras de Ponte de Sôr, numa pequena loja denominada "Alentejanisses" em boa hora aberta ao público, fui encontrar a Fundação Abreu Callado representada pelo seu Licoroso Branco.

Com um custo reduzido para um licoroso (10€, mas pelo que percebi directamente na Fundação o custo é pouco mais de metade), apresenta-
se um vinho licoroso branco que deve ser bebido fresco. Embora com alguma acidez, revela-se razoável para um final de noite (talvez o espirito da planicie alentejana tambem o ajude). Originário de Benavila, uma povoamento para os lados de Avis.

A segunda pomada vem também do Alentejo...num fim de noite ... 
a conversa flui....o Alentejo profundo demonstra a magia em si próprio ... alegre, simples e inocente como as suas casas caiadas de branco ... em cima da mesa está uma novidade para mim ... Herdade do Mouchão Licoroso...

O vinho revelou-se corpulento, com um paladar intenso e um final prolongado..adequado a uma sobremesa leve ou por si só num final de um dia que pede algo mais ao mundo do que o crepusculo...

Foi o primeiro Licoroso de alta qualidade que provei fora das duas zonas mais conhecidas (Douro & Sado) e que me convenceu de sobremaneira ao ponto de ter decidido adquirir um exemplar assim que se volte a cruzar na minha vida!

Sem comentários: