domingo, 8 de novembro de 2009

Berlim Mauer


Em 1961 foi construido um dos exemplos mais flagrantes do falhanço do Comunismo enquanto modelo de sociedade.

Quando um regime suportado na teoria da igualdade entre todos os seres humanos necessita de construir barreiras para impedir que o seu povo deserte, é a prova pelo absurdo que a teoria falhou.

Quando há precisamente 20 anos, o povo tomou nas suas mãos o derrube dessas barreiras e os Guardas da RDA baixaram as armas evitando um banho de sangue, mais do que a barreira em si, começava a cair uma experiência com 72 anos de existência...

Estive em Berlim este ano e pude ver in loco restos do muro e aperceber-me da impressionante capacidade da Alemanha de se regenerar, porque em mais lado nenhum do mundo as diferenças entre as duas Berlins poderiam ser tão esbatidas rapidamente...

Sou um pouco anti-sistema na medida em que não atribuo demasiada importância à queda em si e na relevância que isso teve para Berlim mas sim no impacto que teve no mundo, no acelerar da Perestroika.

Falta cumprir a queda do Muro de Berlim em muitos países...China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela (às vezes pergunto-me como é possível depois de tantas experiências falhadas ainda se insistir...)

1 comentário:

Bluebluesky disse...

Atenção que algumas diferenças entre as duas Berlins ainda lá estão, e na vida de muitos berlinenses até!