domingo, 29 de novembro de 2009

Será que podiamos viver sem a fibra da Zon? Poder podiamos...e até temos que viver!


Tornou-se moda associar Fibra Óptica a grandes larguras de banda. E esta moda está presente em todas as publicidades de operadores de telecomunicações um pouco por todo o mundo, a que a ZON e a Portugal Telecom não são excepção!

Mas afinal que grande revolução é essa que toda a gente fala e que serviu para mil e uma publicidades?

A fibra óptica não é uma novidade. Inventada na década de 50 começou a penetrar nas redes de telecomunicações nos anos 70. Actualmente, as redes de transporte (as "espinhas dorsais") dos operadores em todo o mundo são essencialmente suportadas neste meio de transmissão.

A Fibra Óptica tem vindo a garantir aos Operadores de Telecomunicações a capacidade de suportar o aumento exponencial de informação transmitida - base da revolução tecnológica que assistimos no mundo.

Nos últimos anos, os desenvolvimentos tecnologicos no campo das telecomunicações permitiram responder a pressão para maiores larguras de banda em nossas casas, por força de aplicações como a Televisão em Alta Definição, download de filmes e ficheiros de grande dimensão em curtos espaços de tempo, ao massificar a fibra óptica na denominada Rede de Acesso, isto é, até a casa de cada um de nós.

Esta imagem de Alta Tecnologia associada à Fibra Óptica que o consumidor criou, fez com que os operadores tentem colar as suas ofertas comerciais e publicidade a esta tecnologia

Mas estarão realmente a utilizar fibra óptica? E em que extensão? E é uma novidade?

Nos últimos anos um novo desafio foi colocado aos operadores tradicionais, a rede de cobre já não consegue responder as necessidades, a evolução das velocidades de transmissão sobre o cobre por via das tecnologias xDSL (cuja mais conhecida é o ADSL) está a chegar ao fim...

Como se isto não fosse suficiente, os concorrentes (Operadores de Cabo) atacaram.. as redes destes operadores são hibridas, isto é, são em fibra óptica tipicamente até uns armários situados na rua e dai em diante utilizam cabo coaxial. Sendo o Cabo Coaxial um meio de transmissão com maior largura de banda do que os pares de cobre, com o surgimento de tecnologias (nomeadamente o DOCSIS 3.0) que permitem um aproveitamento eficaz deste meio, as ofertas de 100 Mbps começaram a surgir um pouco por todo o mundo...

No entanto o cabo coaxial tem dois problemas que obrigarão os operadores de cabo a seu tempo a evoluir para redes integralmente ópticas:
- O cabo coaxial tem uma largura de banda limitada quando comparada com a fibra. Ainda não é evidente esta limitação, mas será dentro de "pouco" tempo;

- A simetria de transmissão no cabo coaxial é altamente deficiente. Isto é, apenas se consegue transmitir a grandes velocidades num sentido (downlink) e não em ambos (uplink e downlink). Quantos de vós, clientes de cabo não penaram a fazer o upload de fotografias para a net? Isto será um problema crescente à medida que mais e mais clientes entram na denominada web 2.0 - a criação de conteúdos pelos próprios clientes.

Como respondem os Operadores Tradicionais? Levando a Fibra Óptica directamente à casa do cliente, com as chamadas Redes FTTH - Fiber to the Home, desta forma tentam superar os operadores de cabo com uma capaz de suportar maiores larguras de banda e capacidade de simetria na transmissão (não apenas suportar grandes velocidades num sentido, mas em ambos). Diversas tecnologias têm vindo a surgir, mas as tecnologias xPON começa a tornar-se um standard adoptado pelos principais operadores mundiais (nomeadamente EPON (Asia) e GPON (Europa e EUA).

Isto em contraste com as redes dos operadores de cabo, denomidadas FTTN - Fiber to the Node por levarem apenas a fibra até um nó algures na rua.

A PT como é publico, tem seguido esta orientação: instalando uma Rede FTTH, cuja publicidade tem sido evidente.

Desta forma, quando a Zon em Portugal e outros operadores de cabo lá fora anunciam produtos em Fibra não é novidade nenhuma...já tinham fibra na rede há vários anos (tal como os operadores tradicionais)...mas não até casa do cliente...a principal novidade está na utilização de uma tecnologia mais eficaz - DOCSIS 3.0

Por outro lado Operadores como a PT têm vindo a investir massivamente em redes FTTH totalmente suportadas em Fibra Óptica que "aterra" dentro da nossa casa.

Portanto, quando dizem:

"Será que podia viver sem a fibra da ZON?"

A resposta devia ser:

"Poder podia...e até vivo!!!" :)

1 comentário:

Bluebluesky disse...

Cala-te, tu adoras a "fibra" da Zon, só isso explica passares mil minutos por dia a aplicar a expessão "Se podia viver sem (inserir alguma coisa aqui)? Poder podia, mas não era a mesma coisa".´
;)