terça-feira, 5 de agosto de 2008

Cronologia de um Chinfrim!

  • Sexta Feira, dia 1 de Agosto 8:30 - Lisboa
-Ao ler o Diário de Noticias em casa antes de um dia de trabalho deparo-me com uma noticia sobre o inicio de uma temporada de Jazz na Gulbenkien. Enquanto apreciador não educado deste tipo de musica, decidi averiguar. Recomendavam vivamente o seguinte espectaculo como sendo uma oportunidade unica:
E pensei porque não? 20€ o bilhete, é tempo de fazer alguma coisa mais cultural e aprender! Iniciei os contactos para convidar uns amigos e namorada!
  • Sexta Feira, dia 1 de Agosto 13:30 - Lisboa

Ao chegar a hora de almoço, resolvi comprar os bilhetes, coloquei-me on-line e aqui está o codigo para levantar na Gulbenkian.

  • Sabado, dia 2 de Agosto 23:00 - Castelo Branco

Ao ver a RTP2. No Cartaz das Artes referiam-se ao espectáculo como sendo uma oportunidade imperdivel! Fiquei muito animado e entusiasmado, ia assistir a um concerto por dois mestres do Jazz.

  • Domingo, dia 3 de Agosto 21:00 - Lisboa

Chego ao Gulbenkian. Está uma fila enorme para entrar, chego à bilheteira e está tudo esgotado. Pessoas tentam em vão ainda arranjar bilhete. Espero um pouco, levanto os bilhetes e entro.

O concerto é ao ar livre num auditório rodeado de arvores, uma noite de verão 5 estrelas. Estava tudo montado para ser uma bela experiência musical. A minha espectativa era enorme!!!

Entretanto passa a minha frente, primeiro um tipo de turbante, mas um tipo ocidental...comecei a recear o que daqui vinha....um tipo de turbante? Circo aqui? Em seguida um tipo com umas calças de circo tambem se atravessa...ai comecei a ficar preocupado....pensei que a Gulbenkian era uma coisa séria....mas pensei a cultura é para todos!

  • Domingo, dia 3 de Agosto 21:30 - Lisboa

Sobem ao palco dois marmejos. Um deles o "saxofonista" (sim entre aspas), vem preparado para a eventualidade de se iniciar ali uma guerra no meio de uma zona nevada (gosto especialmente desta moda das calças camufladas para a neve, nunca se sabe quando vai nevar em Agosto em Lisboa ao mesmo tempo que se inicia uma guerra, logo devemos andar preparados...). Já desconfiando resolvi pensar que os artistas tem que se sentir à vontade e portanto se o homem gostava desde que tocasse bem com o ambiente ao ar livre tudo se desculpava!

Eis que começam a tocar, peço desculpa, a fazer uma chinfrideira monumental...mas uma coisa...bem não existem palavras para descrever a valente treta que ali ia. Estou a falar de ruidos aleatórios...(http://www.youtube.com/watch?v=qRbvwChy820). Enquanto o camuflado para a neve coçava sistematicamente o seu real traseiro, o guitarrista (um senhor já mais velho) dedicava-se a pegar em escovas (sim daquelas de limpar sapatos), esponjas (sim de lavar pratos), correntes, arcos de violinho e tudo o mais que se lembrasse e vai de aleatóriamente esfregar nas cordas da guitarra...

Enquanto isto, o pessoal cá fora começava a abanar a cabeça ao suposto ritmo daquilo (ritmo que sinceramente não consegui detectar pois tudo era aleatório)....gostei especialmente de um que começou a curtir o ritmo antes do ruido se iniciar...

Ao fim de 45 minutos e de começar a ficar com dor de cabeça, resolvemos sair...enquanto saimos mais 2 ou 3 pessoas tambem saiam....

Resumo: Não me lixem, não sei quem poderá gostar daquilo. Pois aquilo não é nada! Mandamos 20€ para o lixo.

Em boa hora resolvemos ir para aqui (lavar as máguas da experiência traumatizante que tinhamos passado):

http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=404389&catbn=374

E foi assim a minha primeira ida à Gulbenkian!

5 comentários:

Anónimo disse...

E olha lá que vais com sorte! Se te obrigassem a ti também a coçar o traseiro numa daquelas calças de camuflado para assistires ao concerto, era pior! Felizmente não assisti a essa chinfrineira, mas partilho a tua opinião: já me tenho sentido "burra" quando oiço certos intelectuais gabar determinado estilo de música como sendo o expoente máximo da criatividade melódica, quando eu só vejo naquilo uns ruídos desconexos, semelhantes aos espantalhos de latas velhas que a minha avó punha nos canteiros da horta para afugentar a passarada!

Anónimo disse...

Para a tua primeira ida à Gulbenkian foi pena não teres "atinado" com o concerto, mas não desistas! Há espectáculos de facto imperdíveis. Já uma vez lá assisti a um concerto só de instrumentos de sopro que foi qualquer coisa de arrepiante. Arrepiante de tão belo e grandioso.

Anónimo disse...

É tudo verdade. Eu estava lá, eu vi e, infelizmente, eu ouvi... E fiquei sem palavras, sem saber se ria ou se chorava! 45min a ouvir "aquilo" foi demais para alguém que considera ter bom gosto e alguma cultura musical..
A chinfrineira que aqueles dois fizeram e a atitude dos "entendidos" à nossa volta vão ficar durante muito tempo marcados na minha memória.

Anónimo disse...

Depois de ler a tua descrição dos energúmenos, como é que não fiquei surpreendido com o vídeo da chinfrineira que imita um casal de patos drogados?

Modernices...

Mas de facto o velho Calouste até deve dar voltas na tumba com as alarvidades que o dinheiro que ele com tanto gosto "nos" deixou é agora gasto...

Nessy disse...

Olá :P

Um conselho, futuramente antes de ires a evento culturais ou a outro tipo de evento, procura na Internet (Youtube) algo sobre os artistas... Assim não apanhas surpresas desagradáveis :P

Beijinho