quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Jogos Olimpicos: entre o sonho e a vergonha....


Fiz questão de esperar por uma medalha de ouro para abordar este tema aqui no blog.

Entre o sonho....

Depois da "miuda" ter corrido, nadado, pedalado rumo a uma muito orgulhosa e merecida PRATA, eis se não quando o Luso-Cabo Verdiano salta e resalta para o OURO Olimpico! Amanhã as quinas subirão ao mais alto dos lugares e "A Portuguesa" será entoada! Milhões de portugueses espalhados pelos 5 continentes sentirão um orgulho apenas repetido em apenas mais 3 situações (Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro).

E a vergonha...

E depois que é feito das dezenas de outros atletas portugueses que estão ou estiveram em Pequim? A excepção de uma meia duzia (como Gustavo Lima na vela que chegou perto perto...) somos todos os dias bombardeados com frases como: "de manhã so estou bem é na caminha..." mas está tudo parvo?! vão 78 almas para correr,marchar, cavalgar, velejar, nadar, saltar, pedalar, lançar, esgrimir, lutar e o que conseguimos? Pérolas e mais pérolas que deixam o Gabriel Alves parecer um menino do coro! Que vai fazer uma alma a Pequim cujo record pessoal não chegará nunca para passar a primeira eliminatória?! Alguem que me explique....passar férias?

Mas a culpa não é apenas dessas dezenas de lusitanos (nem todos são bem lusitanos mas isso fica para outras conversas)... somos um país que olha para as restantes modalidades de 4 em 4 anos quando existem jogos olimpicos....depois mergulhamos (e mergulho eu também...faço mea culpa) numa histeria por Futebol (que internacionalmente muitos bons resultados ultimamente tem dado, verdade seja dita) que nos impede de ver ao lado...findados os 4 anos queremos medalhas...lão vão as almas para o outro lado do mundo...e que mais do que desilusões este sistema pode ter?

Entre o sonho....

Estes jogos serviram pelo menos para que a China fosse obrigada a abrir-se um pouco mais ao resto do mundo, a poluição em Pequim foi reduzida....pode ser apenas uma pequena pedra num lago enorme, mas já é alguma coisa!!!!

E a vergonha....

Gostava de saber quem foram as almas responsaveis pela escolha de Pequim?

Um pais que ocupa o Tibete (ainda esta Segunda-Feira, segundo o Dalai Lama, foram mortos 140 (~) tibetanos em confrontos..., um país em que existe um unico partido que foi responsavel pela criminosa Revolução Cultural...em que não existe sequer acesso livre à Internet quanto mais o significado de Democracia...um país em que o respeito pela condição humana é perto de zero... o que faz a comunidade internacional? Dá-lhes a organizar os Jogos Olimpicos, o Barão Coubertin deve está a dar voltas na campa....

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da análise! E mais, enquanto o mundo assistia aquela abertura grandiosa, quantos milhões de chineses não ha´veria que nunca ouviram falar doevento!

Nessy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nessy disse...

Olá :)

Também abordei este tema no blog em resposta ao post que o João escreveu no blog dele, espero que passes por lá para dar uma vista de olhos (http://oteuladolunar.blogspot.com)- "Uma Medalha? Sim, e é de OURO!!!".

Concordo com a tua análise, uma abertura majestosa aos olhos do mundo, mas feita em computador :P Achei ridículo também terem trocado as miúdas, a miúda que deu voz à canção de abertura dos Jogos Olímpicos não era aquela que vimos na televisão, mas sim outra! A que que vimos estava apenas a fazer playback, isto porque era muito mais bonita do que a verdadeira cantora! Chineses ridículos!!!

Beijinho