terça-feira, 8 de dezembro de 2009

8 de Dezembro - Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal


Faz hoje 155 anos que o Papa Pio IX definiu um dogma da Igreja Católica: O dogma da Imaculada Conceição, definindo a ausência de pecado na Virgem Maria.

Como dogma significa que faz parte das verdades reveladas por Deus e inquestionáveis pelos Católicos enquanto componente da Fé.

O culto Mariano sempre teve muita força em Portugal e em 1646, D.João IV declarou-a Padroeira de Portugal, sendo hoje Feriado Nacional em sua honra!

Hoje, sendo Dia Santo fui a missa como habitualmente...mas decidi variar..em vez de ir a Igreja mais próxima, fui à Igreja do Sacramento no Chiado...assistir a uma missa em Latim!!

Foi a minha primeira experiência...tive algum contacto e sigo regularmente blogs Tradicionalistas, mas nunca tinha assistido a uma missa Tridentina.

Foi uma experiência diferente...consegue-se acompanhar o desenrolar da missa mesmo não sabendo Latim, as leituras e homilia são em Português..e a missa é um pouco mais longa (ou foi hoje por ser Dia Santo?) - um pequeno guia que ajudasse a compreender o desenrolar...seria uma grande mais valia.

Apenas tive pena...de sermos 5 pessoas na assistência...naquela Igreja (que está em obras de recuperação).


Sem comentários: