terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Minaretes vs Torres Sineiras?


A polémica tem vindo a estalar um pouco por todo o lado...dos lenços em França aos Minaretes na Suiça...o resultado de imigração desregrada de muçulmanos para a Europa começou a dar os seus sinais...

Na minha opinião é muito fundamental distinguir a cultura e tradições dos direitos que aos seres humanos diz respeito (independentemente da sua religião, raça, nacionalidade, sexo, etc.)
O ser humano é por natureza avesso à mudança, a maioria de nós prefere instintivamente (mesmo que não racionalmente) o mesmo a uma mudança...principalmente se for de alguma forma incerta.

Desta forma, ao longo dos anos, a evolução da tolerância tem sido lenta e feita de avanços e recuos...relembro a luta dos negros para a igualdade racial...das mulheres para assumirem um papel igual aos homens...etc...

No entanto se até agora todas estas mudanças foram pacificas, no sentido em que o avanço tem sido sustentado pela própria consciência humana, é a própria maioria esmagadora da população de um país a impor o fim dessa intolerância...não apenas na lei...mas de facto...nos comportamentos da sociedade!

Chegamos agora a um ponto, em que implementar a tolerância e igualdade à situações "por resolver" implica a retirada de outra tolerância e igualdade. Deixo apenas dois exemplos:

- Construção de Minaretes: é verdade que cada comunidade tem o direito de de demonstrar a sua fé, se nós os Católicos temos direitos a Igrejas com Torres, porque não Minaretes? No entanto...eu sou Português, não terei direito a ter a minha paisagem? Da mesma forma que sempre uma construção é efectuada necessita de um parecer prévio para verificar o impacto paisagístico por forma a proteger a paisagem urbana, não deverão os minaretes ser alvo da mesma análise? Afinal de contas tenho o direito de ter a minha paisagem tal como a conheço? Qual o direito que se sobrepõem: Direito a uma paisagem urbana "portuguesa" ou liberdade de ostentar uma fé a todos os residentes em Portugal?

- Utilização da Burka: Direito à liberdade das mulheres, sendo que mesmo que o uso seja voluntário pela mulher deve ser proibido na medida em que essa decisão é efectuada sob coacção psicológica? Ou devemos privilegiar a liberdade a que uma comunidade mantenha uma tradição distinta (aqui nem se trata de fé...apenas uma tradição)?

Haveria muito outros a descrever...não só relativos ao Islão (mutilação genital feminina, charia, etc.) , mas também aos Homessexuais (casamento, adopção, etc.), Hindus (castas), etc...

Não é um tema fácil...somos rapidamente absorvidos para uma posição de critica sempre que os direitos humanos tal como os conhecemos no mundo ocidental são postos em causa...mas a questão de fundo é outra....

Qual a hierarquia dos valores e direitos que uma sociedade deve respeitar? Essa hierarquia (isto é, precedência) é universal? Ou depende de geografias? Se depende de geográficas é imutável ou deverá atender a maioria dos indivíduos nessa geografia?

A minha posição está tomada: os valores ocidentais vigoram e serão impostos a todos os que quiserem partilhar este Ocidente connosco (independentemente de uma determinada comunidade representar 1%, ou 80% da população no ocidente), só assim garantiremos os direitos e liberdades que gerações e gerações de Europeus aperfeiçoaram. O dialogo e abertura cultural estão sempre disponíveis na medida em que outros modelos de sociedade, de cultura e valores demonstrarem a mesma abertura.

Trata-se de uma questão de garantia de transmissão da nossa cultura e valores aos nosso filhos e netos, e ai não deve nem pode haver espaço para facilitismo.

Tolerância e diálogo sim, capitulação da nossa cultura e valores nunca!

Sem comentários: