terça-feira, 17 de junho de 2008

Cidade nº1


Gosto de pensar que a minha personalidade está muito ligada aos locais onde cresci como pessoa.

Um desses locais é a cidade de Aveiro.

Só quem já viveu em Aveiro consegue entender o ritmo, o pulsar, o despertar desta cidade para o século XXI. Da cidade do sal e dos ovos moles ficou apenas a (boa) tradição. Aveiro é hoje em dia um polo tecnológico impressionante. Resultado de décadas de investimento da Universidade e dos CTT (mais tarde Portugal Telecom) fizeram desta cidade um local vivo com muita pujança economica e um verdadeiro cluster de Telecomunicações, "case study" mundial de como uma cidade piscatória evolui sem esquecer o passado.

Se tiverem a pensar sair de casa para ir para a Universidade, esqueçam as grandes universidades de Lisboa, Porto ou Coimbra....so terão mais do mesmo, ritmos anacronicos, professores a ensinar teorias do século passado, horas nos transportes publicos, falta de vivência académica (não confundir com a chamada vida académica) .... Voltem-se para Aveiro (diz quem sabe que a Universidade do Minho é similar), vão viver os 5 anos da vossa vida e aprender a dar cartas nas vossas áreas de especialização!

Fala quem sabe....5 anos em Aveiro....saudades....



2 comentários:

Anónimo disse...

Permita-me discordar, pelo menos parcialmente. Se, por um lado, Aveiro é uma cidade inigualavelmente encantadora, por outro lado, a vivência académica (não confundindo vida académica) ainda está um bastante aquém daquela que é sentida em Coimbra, por exemplo. É inegável que a UA é uma das melhores, se não mesmo a melhor, no ramos das engenharias e tecnologias, mas convém lembrar o Sr. Engenheiro que nem todos (e são muitos) preferem enveredar por tais cursos. Nesse sentido, a Escola que frequentei e acolhi é sem dúvida um exemplo de vivência académica, de tradição, de amadurecimento e de muita, muita saudade (ou não fosse ela a mãe de todas as escolas, o expoente máximo de uma academia). Cada pessoa segue o seu rumo, e o que para ti pode parecer anacrónico e totalmente desinteressante, para outros é seguramente um pilar na formação académica!
Assim, parafraseando o Exmo. Engenheiro: "Fala quem sabe... 5 anos em Coimbra... saudades..."!

Anónimo disse...

Acho que o colega Daniel salientou Vivência Académica... E nisso não posso concordar mais com ele. Aliás faço minhas cada uma das palavras do post anterior, de tal maneira que Aveiro, apesar de a 200 e tal km de casa, atraíu-me de tal maneira que até continuo por cá. Nadinha arrependido da vida!
Cidade fantástica, com um ritmo de vida do mais calmo que existe.
Também uma cidade da minha vida (acho que enquanto cidade é mesmo, e até ver, "a" cidade)