sábado, 21 de junho de 2008

Terra-Mãe

Desta vez, o tema é a Terra-Mãe.

Terra-Mãe é um tema tão vasto como o mundo...
Os Russos chamam-lhe Santa Mãe Russa, os americanos "Home-land", etc etc....eu gosto de lhe chamar o "Rectângulo à Beira Mar Plantado"!

O sentimento de Terra-Mãe é provavelmente dos mais complicados de definir. O que me leva a mim ou a qualquer um de voces a sentir-se em casa por exemplo em Ponte de Lima? Não nascemos lá, mas no entanto mal entramos naquela ou noutra vila lusitana o sentimento de pertença invade-nos e toma conta de nós. Misturado com algum orgulho, olhamos para as gentes, tradições, edificações e espirito do local como algo muito nosso.

Alguns dirão (e com certa razão) que nada mais é do que o espirito tribal que ainda habita cada um de nós....dirão mesmo que o patriotismo (não confundir com nacionalismo) representa o atraso de um povo ou de alguem....

Eu digo aqui, que nada mais de errado existe!

O patriotismo que nos enche, no castelo de Guimarães, na Ponta de Sagres, no Centro de Evora, em Marvão e noutras cententas de locais não se explica por sentimentos tribais ou sinais de atraso de um povo...as lagrimas que derramamos ao ouvir A Portuguesa não podem ser explicadas como quadros teoricos de evolução da especie!

É uma questão de identidade. Da mesma forma que identificamos os nossos pais e familia como algo a que pertencemos não por imposição, mas sim por identidade, porque uma parte de nós é a nossa familia; também a nação a que pertencemos faz parte de nós. A nossa personalidade depende tambem desse espirito de nação!

1 comentário:

Anónimo disse...

E tinhas de dar logo o exemplo de Ponte de Lima... catano, pá!
Então se o sítio tem as festas fantásticas, e ainda por cima o Festival Pimba, e os rojões, e tal...

Mas percebeu-se a ideia geral da coisa, Portugal é de facto uma maravilhosa terra mãe, ainda que os portugueses por vezes estraguem um pouco esse sentimento.

A referência ao "rectângulo" é que era despropositada, é um termo bastante AlbertoJoão, se é que me entendes ;)