quinta-feira, 19 de junho de 2008

Felicidade


Mas afinal o que é a Felicidade?

Cada pessoa tem a sua propria definição e a sua vivência da mesma, portanto a minha definição diverge provavelmente da tua.

Felicidade segundo o "Daniel": Assumpção de verdade em duas condições:

- Sentimento de preenchimento na área em causa (por ordem de importância: Saude, Suporte Emocional, Cultural, Profissional e Financeiro);

-Ausência de preocupações sobre a área em causa (sendo que as preocupações podem ser infundadas ou não, por exemplo: Saude: todos sabemos o nosso destino, mas é a capacidade de abrastração dessa certeza que nos permite libertar nessa desejada ausência);

Perante esta definição que alguns contestarão (parece que estou a ver o Ricardo Oliveira a remoer-se todo lol), que na minha opinião conseguimos verdadeiramente sentir-nos felizes.
Há quem defenda que falta acrescentar a estas duas condições o desafio, pois como alguem diria: "A felicidade não está no objectivo, mas sim no caminho do mesmo". Não podia discordar mais. O caminho torna-nos felizes pela "euforia" da certeza do sucesso (leia-se felicidade) atinginda no culminar. Ou seja, o caminho é em si mesmo um objectivo e portanto não pode ser considerado um caminho para algo no sentido lato do termo.
Outro aspecto que tenho percebido de conversas entre vós amigos, é que a valorização da felicidade e a sua definição depende muito do grau de vivência da mesma e da experiência de alguém face à felicidade. Uma certeza que me alimenta, advêm da constantação que quanto mais perto da "Felicidade total" alguêm esteve (longe de mim dizer que tal é possivel, mas considero aqui que "Felicidade Total" representa atingir a Felicidade de forma consistente em todos os itens descritos acima), mais complicado é voltar a ser feliz. O efeito "coitados dos ricos, que os pobres contentam-se com pouco" nunca tive uma aplicação mais transversal à sociedade.
A necessidade mais ou menos absoluta de vivência de ritmos de felicidade altos, advêm da vivência no passado desses mesmos níveis. Sendo portanto cada vez mais complicado após uma queda, volta a subir na escada que classifica esse sentimento.
É possivel inverter uma queda descendente?
A questão não é simples. A variação da capacidade de cada ser humano, em cada momento, perante as circunstâncias envolventes faz com que a resposta a esta questão não seja linear. No entanto, o principio que a felicidade atrai felicidade aplica-se e tem constatação real. Logo a receita é simples, um pequeno momento de felicidade (causado por terceiros por exemplo) pode desencadear relações de causa-efeito que invertam essa queda. No entanto um pequeno click é no seu inicio apenas uma chama piloto que terá ser protegida e alimentada se se prentende que venha a dominar o mundo. E é nessa protecção devida, que a dificuldade reside! Condições ambientais capazes e esse piloto poderá ganhar as devidas proporções.
Porque tentar a Felicidade?
Será que a felicidade é um fim em si mesmo? O objectivo supremo do ser humano? Definitivamente não. O ser humano procura através do seu código genetico a continuidade da evolução. A felicidade apenas é um catalisador desse mesmo propósito, na medida em que permite a alguêm tornar essa evolução mais rápida (à semelhança do efeito da "Moral" numa sociedade).
E Deus terá alguma coisa a dizer aqui?
Será que Deus (a existir) nos libertou desse código e nos permitiu atingir outros fins enquanto objectivos em sim mesmo?
Bom tema para uma discução mais alargada ..... mas vai ficar para outro dia!


3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, esta é uma definição mesmo à Daniel ;) Uma análise e desmontagem de qualquer assunto, mesmo um tão complexo como a Felicidade e o caminho até lá.
Tão tipicamente tuas, como só tu sabes fazer acerca de qualquer coisa.
A mão gostou :)

Anónimo disse...

Hum, complexo... Mas nada que um bom engenheiro nao descodifique!;) Espero que este tema faça parte da tua vida! Um abraço,
Nuno
Bragança

Anónimo disse...

(parece que estou a ver o Ricardo Oliveira a remoer-se todo lol)

Nem tanto mas talvez!