terça-feira, 1 de setembro de 2009

O papel da Esquerda


O tema de hoje é politica.

Um dos blogs que sigo regularmente é o http://abrasivo.blogs.sapo.pt, embora me situe nos antipodas do pensamento ideológico militante no blog em causa, respeito o seu conteudo e tento na medida do possivel entender as opções e ideias dali emanadas.

No entanto, hojem assisti ao que chamaria uma capitulação ao capitalismo, a que nem eu, um conservador de direita, iria tão longe!! Leiam por favor: http://abrasivo.blogs.sapo.pt/398259.html

O plano proposto passa por utilizar a maquina de produção que o capitalismo montou (com evidente sucesso nos paises ocidentais) e utiliza-la para proveito de um comunismo!

Do que autor se esquece, é que o sucesso da maquina "capitalista" se baseia na competição e na criação de desigualdades sociais!! É o aproveitar do egoismo humano (força infelizmente tremenda) que permite a competição e portanto o sucesso de alguns de forma exponecial! Este comportamento pode ser observado na natureza, na historia do homem...enfim em todo o lado! É um dos mecanismos mais primários que os seres vivos utilizam.

Nesse sentido, o comunismo está ferido de morte na sua concepção, na medida em que pretende romper com um dos principios basicos da vida, a competição. Caindo por terra a teoria do blog...a maquina "capitalista" jamais funcionaria num sistema de igualdade total que o comunismo preconiza...não poderia evoluir...e acabaria por morrer sob a egide de uma igualdade total.

O que o blog refere e com certa razão é que o capitalismo sozinho nos levará para o abismo...pois a ausencia de controlo levará a situações que para o ser humano são inadmissiveis (como a sobrevivencia apenas dos que evidenciarem a capacidade de se superar a si proprios e os outros).

O que a esquerda esquece frequentemente, é que a teoria do controlo das atitudes mais radicais e primárias dos seres humanos nasceu para o ocidente à 2000 anos! Chama-se Cristianismo!

É esse o mecanismo que a sociedade encerra em si proprio, é a moral e valores que o Cristianismo detêm que permitem a garantia e o controlo de que o capitalismo utilize a sua força sem pisar o risco.

Mas infelizmente o sec. XX mostrou-nos uma esquerda mais empenhada em destruir a concorrência (o cristianismo) do que em garantir os valores minimos para a pessoa humana: o respeito pela vida, a igualdade moral e ética entre todos, a consciencia do respeito mutuo, etc.

Todos os movimentos, ideologias e religiões falham (o cristianismo em 2000 anos de historia tem muitas e graves faltas a apontar), mas novos homens assumem os destinos dos movimentos e a esperança é sempre possivel, na medida em que os principios sejam os correctos.

Aguardo que neste novo séc XXI, a esquerda também perceba as suas falhas e ao modernizar-se se corrija....que seja o motor das garantias do estado-providencia - não a igualdade social e economica com a qual a maquina de produção deixaria de funcionar, mas sim a garantia da condição social e economica minima a todos os seres humanos - deixando à religião o seu campo de acção - na ética e moral!

Sem comentários: