
Ontem fomos chamados a votar e a nossa decisão foi soberana. Depois de meses de expectativas desde a derrota de Junho nas Europeias do PS, finalmente ficamos a saber que:
- O PS ganha as eleições...mas 36,5% é fraquinho contra o MFL...
- O PSD vai buscar 29%...um dos piores resultados de sempre...
- O CDS é a grande surpresa da noite com 10,5%...
- O BE é o grande derrotado da noite...longe das sondagens que chegavam a dar 16%, ficou-se por uns 9,9%...
- A CDU igual a si própria foi buscar os habituais 7,9%.
Conclusões:
- Socrates tem de perder a arrogância e saber ouvir os outros, mas no entanto ficou provado que é o único com uma ideia para o país...e o país soube entender isso!!
- MFL enterrou o PSD...longe vão os tempos de lideres mobilizadores...foi confrangedor ver a campanha da senhora..que embora pessoa séria (ninguem poem isso em causa) não consegue ter uma ideia nem explica-la!
- Paulo Portas vence em toda a linha, elege deputados um pouco por todo o lado, até na Madeira! Retira a maioria absoluta ao PS, chega aos 10%;;
- Louça pagou caro o facto de o seu verdadeiro programa ser maoista e leninista...recuou no que as sondagens previam no final da campanha e está numa posição completamente inisignificante do ponto de vista de condicionar a governação do país! No entanto sobe para 16 deputados, o dobro de há 4 anos.
- Jerónimo mais uma vez parou a sangria de votos da CDU...mas sem consequências...é um partido que sobrevive apenas....
Para o futuro prevejo:
- Vitoria do PSD nas eleições Autárquicas, o poder local muito pouco tem a ver com o nacional;
- CDS e BE irão eleger mais vereadores e deputados municipais mas sem grandes consequências em termos de câmaras;
- Expectativa elevada para ver se a CDU continua o brilharete do passado em que foi buscar camâras ao PS que nunca tinha tido...o PS é hoje em termos autárquicos um partido em recuo...
- Guerra Civil no PSD para não variar a partir do dia 12 de Outubro... resta saber se o CDS saberá aproveitar..
- CDS irá viabilizar um governo ou em coligação ou no parlamento...
- BE e CDU irão radicalizar o discurso...alguma suavidade no final da campanha na expectativa de uma hipótese de governo...agora que está afastada...os maoistas e outra esquerdalha diversa irá tomar conta da orientação ideológica...
P.S.: Não nego que fiquei bastante contente pela vitoria do PS e pelo excelente resultado do CDS, só falta a coligação para ficar o governo que desejava...
2 comentários:
Estou estupfacta! Sem comentários!
O meu primeiro comentário a estas eleições, e aos resultados que dali vieram:
PS ganhou, pois muita gente prefere 4 anos de Sócas a 3 dias de MFL, que, diga-se de passagem, apesar de mais deputados, consegui apenas mais 5mil votos do que o desgraçado Santana Lopes. Uma valente derrota, para quem teria de entrar para ganhar nestas eleições.
O Bloco perdeu claramente também, e muito bem perdido, já que tinham um programa de governo muito muito muito fraco, e revelaram-se em todo o seu extremismo. Fizeram uma campanha muito pouco inteligente, e que agora lhes custa a impossibilidade de poderem vir a fazer governo. Foi bem feito!
CDU, ganhou um deputado, portanto não se pode dizer que tenha sido um mau resultado, especialmente quando toda a atenção na esquerda se focava no BE.
Paulinho das Feiras & C.a., levaram o seu discurso da lavoura e da insegurança e do subsídio da preguiça a bom porto, e comeram completamente a votação do PSD. Sem o PP, eu até gostaria de os ver com um ou dois ministérios, mas da última vez já se viu que a coisa não correu muito bem, portanto é deixá-los quietinhos e ver como toca a música.
Nas próximas eleições locais, acho que vai ficar tudo mais ou menos como até agora, e não vamos ter grandes surpresas...
Não posso deixar de deixar a dúvida: A alguém que goza ostensivamente com um resultado eleitoral válido, o que é que se deve fazer??
Enviar um comentário