quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia 6 de Janeiro - Termina o Natal ao Celebrar-se o Dia de Reis



Reza a lenda que no dia 6 de Janeiro os Reis Magos Melchior, Gaspar e Baltasar visitaram o Menino Jesus para o adorar e oferendar 3 presentes simbólicos: Ouro, Incenso e Mirra.

A data assinala para nós católicos o fim da quadra natalícia. retiram-se os presépios e os demais simbolos...em minha casa retirei o meu único simbolo que tenho para já: o estandarte do Menino Jesus!

Como é tradição o Bolo Rei lá surgiu...relembro os meus tempos de infância quando neste dia o meu pai trazia sempre de Castelo Branco o Bolo Rei tradicional...e o dia tinha sempre o seu significado especial...as decorações eram desmontadas e guardadas para o próximo Natal...

Terminam as festividades...inicia-se o período negro do Inverno....até que em Março os pássaros se façam ouvir....

3 comentários:

Ricardo Sousa Dias disse...

Dia de Reis ou dia da Epifania do Senhor.

Reis porque tiveram autorização para falar com Erodes

Magos porque estudavam os Astros

A Biblia não diz quantos eram.. mas associa-se que eram três pelos três presentes que ofereceram (Ouro(Rei), Incenso (Senhor/Deus) e Mirra (Homem))

Catarina. disse...

Ao ler este teu post acho que me apercebi do que é um bocado a vida e o que somos nós.

A vida é um bocado do teu blog, por exemplo. Repara, cada texto teu sobre aontecimentos que se repetem ano após ano, dá-nos a sensação de vida. De ciclo. De rotação. De mundo. De permanência. De 'estar aqui e fazer isto' e passado um ano 'estar aqui ou ali, mas fazer sempre isto' ainda que de um modo talvez diferente!

E isso é vida! Vida somos nós, o mundo, as rotinas, os ciclos, as experiências... Tudo!

É, acho que é um bocadinho isso. Por isso tens u blog repleto de vida! =)

Um beijinho *

Daniel disse...

Olá Catarina,

Sim é verdade...ano após ano...o ciclo repete-se!

Mas há sempre um mas! O mundo continua a rodar...mas existem muitas formas de rodar nele, o importante é que a cada nova volta que o mundo dá nós termos conseguido algo...algo que faça marcar essa volta que o mundo deu!

Sem nunca esquecer no entanto que não somos um acontecimento único..somos um elo da cadeia...os sucessores de algo...e temos uma herança para deixar aos que nos sucedem...

Temos a obrigação de deixar aos nossos filhos um mundo melhor do que o que recebemos.

Um beijo,

Daniel