sábado, 23 de janeiro de 2010

Um western moderno...


Muito se tem falado sobre o filme Avatar...

Um (grande) filme, que não é mais do que um Western moderno. Os ingredientes estão lá todos: culturas completamente diferentes, um poder militar esmagador por parte de quem chega, um herói que percebe que afinal é a vida mais simples do povo prestes a ser destruído que detém as virtudes absolutas e o caminho para felicidade, obrigando-o eticamente a tomar o lado do mais fraco para liderar a resistência à invasão iminente do seu território. Até a afirmação por parte do heroi para o povo adoptivo de que eles virão tantos como a chuva está presente...numa clara alusão a imigraçã omassiva que o "homem branco" fez do Oeste Americano.

Então afinal o que tem este filme de tão surpreendente? Afinal as salas de todo o mundo estão cheias...

Além dos excelentes efeitos gráficos 3D que são sempre um chamariz, é a forma como o modo de vida do povo indígena é retratada.

Um vida em ligação com o meio envolvente, com o passado e com a comunidade...e muito importante...as certezas absolutas e eternas.

Os pilares estão lá todos: a ligação à natureza: mesmo a morte de outro ser vivo em autodefesa é motivo de tristeza absoluta; a ligação à sua história, cultura e religião: a árvore de almas; a certeza do futuro: cada "pássaro" liga-se apenas e para sempre a um individuo: a comunidade através do lider da tribo, dos diversos clãs, etc.

Todos estes elementos são aspirações básicas do ser humano, e neste mundo cada vez mais desenraizado, em que o esquema de valores da sociedade tende a transfigurar-se...é interessante ver que o esquema de valores do individuo não se altera...como se fosse quase genético....será então sustentável e desejável a mudança da sociedade?

Só conheço outro paralelismo no ocidente...com a tentativa de moldar a sociedade para os valores que tantos seres humanos encontraram no filme...chama-se Cristianismo...

Sem comentários: