domingo, 16 de agosto de 2009

Linha da Beira Baixa


Desde 1891, a Linha da Beira Baixa transportou sonhos, esperanças e mágoas...das Terras da Beira Baixa partiam para Lisboa nesta linha ferrea inumeras pessoas.

A linha cá continua, mais rápida, praticamente electrificada (a concluir a ligação Castelo Branco - Covilhã) e sem os atrasos miticos de outrora...quantas vezes não parou numa estação perdida no meio da serra durante meia hora porque o comboio que vinha em sentido contrário estava atrasado (fica-me na memoria o pessoal todo fora do comboio a descomprimir no meio do nada enquanto esperava).

Castelo Branco sempre teve uma relação forte com o transporte ferroviário, fruto do isolamento em termos de rodovias que apenas a meia duzia de anos a A23 resolveu definitivamente, é ainda hoje em dia facil encontrar familias inteiras que preferem utilizar o comboio para ir a Lisboa como alternativa ao carro.

Pessoalmente, eu utilizo bastantes vezes o comboio, sendo que não sou um passageiro regular devido aos horários (por vezes não são os mais convenientes).

Ficam-me nas memórias de infância as viagens a Lisboa saindo por vezes no Regional da Beira Baixa que partia da Estação de Castelo Branco às 5 horas da manhã em ponto!!

A linha propriamente inicia-se no Entroncamento (onde antigamente o comboio demorava tanto tempo que iamos ao bar dos ferroviários comer algo lol), segue por Abrantes (onde se inicia a linha do leste que parte para o norte alentejano), chegando mais tarde às Portas do Rodão, parte depois para Castelo Branco indo terminar à Covilhã.

Fica na memoria de todos os que viagem de dia, os largos quilometros junto ao tejo (a literalmente dois metros da àgua) que culminam com a visão do Castelo de Almourol.

P.S.: estou neste momento a escrever em viagem na Linha da Beira Baixa.

Sem comentários: