quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Porque me sinto em casa seja onde estiver em Portugal?


Desde pequeno que percorro este país de lés-a-lés. No entanto, ultimamente fruto de uma maior liberdade económica, tenho-o feito com maior frequência, muitas vezes na companhia de amigos!

Por todos os sentimentos que estas viagens em mim provocam, deixo aqui alguns dos momentos que me têm marcado...porque é que este país me faz sorrir, chorar e acima de tudo viver:

- Sentir o cheiro a bacalhau assado num restaurante de Aveiro...

- Percorrer ruas de pescadores para comprar uns ovos moles especiais...

- Entrar numa Igreja em Coimbra...ouvir a fé em português...

- Sentado numa praça de Coimbra...e provar um pastel de Tentugal...

- Parar apenas porque sim, numa Quinta do Douro, conhecer a família proprietária...e ser alvo da sua confiança...

- Parar algures no Alto Barroso, pedir informações...dar boleia a uma velhota e ela agradecer-te do fundo do coração...

- No meio do Geres, numa estrada de terra batida...perdidos..pedir informação a 3 caçadores e convidarem-te para te juntares a eles para um "copo"...

- Perguntar por um vinho a alguém que nunca te viu e responderem-te: "olhe que esta esgotado, mas deixe-me a sua morada que depois envio-lhe se quiser..."

- Percorrer 180 km e teres um abraço de um grande amigo à tua espera e uma noite de comidas, bebidas e conversa pela frente...

- Ires ter com um grupo de pessoas das quais só conheces duas, mas no fim da noite estão a fazer planos todos juntos...

(to be continued..)

Sem comentários: