domingo, 16 de agosto de 2009

Livro nº 9 - "Now this is not the end. It is not even the beginning of the end. But it is, perhaps, the end of the beginning."


Hoje é dia 1 de Novembro de 1939, 6 Divisões Blindadas Panzer alemãs entram na Polonia dando inicio à Segunda Guerra Mundial. Nos dias seguintes declarações de guerra em massa serão declaradas, era o inicio de um periodo trágico que levaria à morte de 70 milhões de pessoas e à destruição de um continente.

Nas mãos de um louco, toda a máquina implacavel de guerra alemã se lançou à conquista da Europa e de Africa. De Bordeus a Estalingrado, do extremo norte noruegues até às areias quentes do deserto do Norte de Africa, da guerra submarina no Atlantico aos céus de Moscovo...a vitoria esteve ao alcance de Hitler... mas nos momentos em que tudo parecia perdido, um homem se levantou e declarou que jamais se renderia...esse homem haveria de liderar as democracias ocidentais durante os proximos 6 anos.

Terminei a leitura das Memórias da Segunda Guerra Mundial de Sir Wiston Churchil. Um livro apaixonante e impressionante pela capacidade do autor e protagonista demonstra em termos de visão durante momentos em que tudo esteve em causa.

Desde o inicio dos anos 30 até à cortina de ferro...um homem com uma visão extraordinária...que merece um lugar de destaque na lista das grandes figuras da humanidade.

Sem comentários: